top of page

SONOPLASTIA - Igor Pinheiro

O QUE É?

“A sonoplastia é um som ou conjunto de sons que auxilia a enfatizar as cenas e ou as emoções dos atores." O sonoplasta trabalha os elementos sonoros auxiliando e envolvendo o espectador na construção de imagens e sensações. As músicas e sons utilizados devem estar intimamente ligados ao que acontece na cena, eles podem ser produzidos pelos próprios atores, ou como é utilizado mais frequentemente, atravês da reprodução de som previamente gravado que é transmitida para a caixa de som de acordo com os comandos efetuados na mesa de som.

O sonoplasta faz funcionar os ruídos e sons de um espetáculo teatral, são funções delas:

 

  • Efeito Real

Efeito sonoro similar ao real que pode interromper a cena interferindo no desenvolvimento da cena. (EX: telefone, campainha)

  • Ambiência ou atmosfera

Trilha sonos que evoca sons característicos do espaço

  • Plano Sonoro

“Num palco vazio, um ruído cria um lugar, uma profundidade de campo, uma atmosfera por toda a duração de um plano sonoro como na peça radiofônica”

  • Contra Ponto Sonoro

A sonoplastia age como efeito conjunto a ação cênica, “colorindo” a cena, amplificando sentidos e permitindo que o público compreenda melhor a cena. A disposição das caixas de som varia de maneira a instaurar um percurso e desorienta o espectador.

Jura - Zeca Pagodinho 

Vídeo tema cômico da Peça ​​

A adaptação da peça teatral "O santo e a Porca", assim como a original, aborda um cenário interioriano. Tendo as caractériscas do trabalho em evidência, novelas como "O cravo e a Rosa" e "Chocolate com pimenta", junto de suas sonoplastias foram utilizadas para a criação do plano sonoro

Programa Utilizado - Vegas pro11

O Sony Vegas é um dos pouco programas com qualidade profissional e um  manuzeio fácil, além de contar com uma saída de qualidade. Mesmo apresentando capacidade para trabalhar em vídeos nas mais diferentes resoluções e diversas ferramentas avançadas, o aplicativo permite fazer edições com facilidade, bastando para isso o aprendizado dos controles de edição.

 

Além de todas as facilidades existentes para a criação dos vídeos, o Vegas também permite o trabalho com áudio. Com isso, é fácil criar uma apresentação completa, ou até mesmo o videoclipe da banda de um parente ou amigo. São diversos recursos sonoros, incluindo do simples corte de faixa à seleçao de efeitos sonoros.

A edição de som é tão simples quanto a de imagem, podendo ser feita quase que inteiramente com comandos do mouse. Crossfades, sobreposições, equalização e diversas outras ferramentas essenciais para se trabalhar com trilhas sonoras e harmonizá-las com as imagens associadas disponíveis sem mistério nas janelas do Vegas. Ao todo, o Vegas traz para seu PC mais de 360 trilhas sonoras exclusivas, todas utilizáveis sem o pagamento de royalties, para enriquecer o som de suas produções


 

1º ATO

 

Asa Branca Instrumental - Começo da peça, música de fundo afim de apresentar o dia a dia das personagens.

 

 

 

 

Jura (Zeca Pagodinho) - Início da apresentação, tema cômico que já prepara o público para a comédia que se segue

 

 

 

Contante - Para criar um ambiente de interior rural e para que em conjunto ao cenário essa ideia fosse transmitidada, a sonoridade constante apresenta ao fundo sons de animais que pasteiam em torno da casa e sons diversos do dia a dia.

 

 

 

Cavalo (intersecção sonora) - Som do animal chegando próximo a casa de Euricãoccom Pião em sua garupa.

 

 

 

Aparição de Santo Antônio - Há a quebra da "estatua" que era o Santo. Mantem-se uma sonoridade de suspense para chamar a atenção do espectador e que apesar da comédia, aquele momento é misterioso e sem explicação.

 

 

 

Suspense - Marcada pela aparição da Fantasma da Mulher de Euricão e de sua consciência. Junto a iluminação, é possivel abrir um mundo paralelo na cena em questão o que permite a ação do fantasma.

 

 

 

Eurico volta - Tema cômico que se passa afim de auxiliar na criação do riso.

 

 

 

Facada - Som de uma faca sendo amolada, afim de exagerar na cena, já que a notícia que Caroba da a Eurico nessa cena é muito forte para o homem.

 

 

 

Tema Pantera cor de Rosa - Essa sonoridade inicia quando Eudoro e Benona se encontram e trocam olhares. Nesse momento essa mpusica cria o clima necessário para as tentativas de Benona de seduzir o homem.

 

 

 

Tema - Jura - encerrando o ato, a música cômica é tocada no momento em que Benona persegue Eudoro afim de conquistar-lhe um beijo que é prontamente negado. Essa sonoridade auxilia na provoação do riso que se dá em conjunto da atuação das personagens.

 

 

 

 

(Sons e músicas)

2º ATO

 

Chocolate com Pimenta (Mudança de Ato) – Durante a preparação para o início do Segundo ato, a música estará tocando ao fundo afim de manter a atenção do espectador no espetáculo, é uma sonoridade divertida e que condiz com tema sugerido pela peça. 

                              

 

 

Sonoridade “Formação de um Plano” – Nessa cena, Caroba junto a Margarida estarão discutindo acerca da situação em que se encontram. Levando em conta que Margarida deve se encontrar com Eudoro, a garota encontra uma saída ao sugerir que Caroba a substitua. Durante o desenrolar da formação desse plano, a música permitirá que o clima de expectativa seja criada no ambiente e permite a união da situação problemática com a comédia.

 

 

 

Psicose (Sonoridade de Suspense) – Momento esse em que Caroba revela ao público suas verdadeiras intenções. Psicose irá tocar indicando a entrada de Pião que pega a mulher no flagra. Tal sonoridade será responsável por determinar o nível da surpresa da personagem e ainda mais devido ao seus histórico nos cinemas e teatros, poderá proporcionar o riso.

 

 

 

O By myself (Música Triste) – Na situação em que a música surgirá, Caroba e Pião terão rompido, a faixa transmitirá o tamanho da desilusão do momento vivido pelo casal, tendo como principal foco Caroba que ao fim da cena, chora de frente com a plateia.

 

 

 

Crazy in Love (Sonoridade de Momento) – Essa música será tocada durante a saída de Caroba e Benona de cena. Objetivando principalmente o exagero afim de produzir comédia, o som sugere a saída de mulheres de alto padrão social e que chamam por sua beleza e desenvoltura, o que na verdade não se aplica as personagens em questão.

 

 

Tema Cômico – Afim de incentivar o riso na cena em que Eurico adentra a sala, a música é reproduzida. Esse tipo de sonoridade permite que o espectador se sinta mais livre e menos envergonhado.

 

 

Tema Cômico (2ª parte) – A faixa sonora irá se aplicar nessa situação afim de manter uma harmonia cômica criada pelos atores em cena. Esse momento será culminante, já que toda uma briga irá se desenvolver nessa parte da história.

 

Faroeste Caboclo (Momento de tensão) – A sonoridade baseada em assovios, transmitirá exatamente o proposto em cena, um momento em que dois personagens que não poderiam se encontrar acabam se esbarrando e dando fim ao som de cuidado que é mantido em cena.

 

 

Comédia (3ª parte) – A faixa de comédia afim de caracterizar o retorno a confusão e briga que surgiu a princípio.

 

 

Aparição (Fantasma e Consciência) – Uma música de suspense se instaura e é Marcada pela aparição da Fantasma da Mulher de Euricão e de sua consciência. Junto a iluminação, é possível abrir um mundo paralelo na cena em questão o que permite a ação do fantasma.

 

 

Aparição de Santo Antônio -  Há a quebra da "estatua" do Santo que passa a ser homem vivo. Mantem-se uma sonoridade de suspense para chamar a atenção do espectador e que apesar da comédia das cenas seguintes, há uma necessidade de se manter durante um período o mistério gerado pela transformação.  

Psicose – Surge outro momento, Pião pega Caroba fazendo novas declarações, supostamente secretas. Essa sonoridade criará um ambiente de riso e tensão, que é propício ao desenvolver do espetáculo.

 

3º ATO

 

 

Mudança de ato – Caras e boas é uma música que irá manter o ânimo do público durante a mudança de ato

 

 

 

Constante – Com a mudança de dia para a noite, a sonoplastia constante contará com sons de grilos e animais diversos além de uivos de cães. Através dessa faixa sonora, o espectador será capaz de identificar a mudança nas horas.

 

 

Ringue – o Som de ringue, famosa nas lutas épicas de filmes, adquiriu um caráter também cômico. A música será tocada durante o confronto entre as duas empregadas: Josefa e Caroba, abrindo espaço para a comicidade já que uma música mais séria é colocada em conjunto à uma situação cômica.

 

 

 

Santo Antônio – A som de estrondo mais uma vez aparece indicando que o Santo deixa de ser estátua e passa a ser homem.

 

 

 

 

Aparição (Fantasma e Consciência) – Uma música de suspense se instaura e é Marcada pela aparição da Fantasma da Mulher de Euricão e de sua consciência. Junto a iluminação, é possível abrir um mundo paralelo na cena em questão o que permite a ação do fantasma.

 

 

 

 

 

Música Final ( Jura) - A música além de ter um aspecto cômico, retrata bem os amores e desamores que se sucederam no nosso semestre de criação teatral. É a múscia ideal para o término da peça e para a apresentação da CIA 100 NOMES.

Como gravar e editar som 

Vídeo de edição do Sony Vegas Pro ​​

bottom of page