top of page

ATUAÇÃO

Personagens da peça O santo e a porca e suas respectivas inspirações:
Consciência de Euricão/Keitaro Urashima


​​O desenho animado que usarei como inspiração para o meu personagem, a consciência de Euricão, é Keitaro Urashima, do anime Love Hina. Ele entra em desespero diante de qualquer problema e vive suando frio, e tomarei estas características como base para minha ação no palco, às vezes cruzando os braços, suspirando, estalando os dedos, fazendo movimentos rápidos e inquietos e puxando a gola da camisa para demonstrar nervosismo.
A Consciência de Euricão aparece pela primeira vez depois de Santo Antônio ler a carta de Eudoro, ainda na parte inicial da peça, quando Euricão fica sozinho. Ela tenta alertá-lo para que ele se mantenha vigilante.
Ela aparece novamente quando Eudoro vai visitar Euricão em sua casa, e funciona como um espelho para os pensamentos avarentos de Euricão, que contrastam com as ações do mesmo.

Dodó/Capitão Caverna

​​

Dodó é o filho de Eudoro, ele possui um romance secreto com Margarida, filha de Eurico. Trabalha para Eurico como segurança de Margarida, porém para isso usa um disfarce. Um rapaz honesto que faz qualquer coisa para ficar com Margarida, ele até largou os estudos pra ir morar com ela na casa de Eurico.
Para me ajudar no disfarce eu me inspirei em Capitão Caverna, esse personagem tem como principal característica a voz rouca e estridente, essa é a característica que vou utilizar nos momentos em que preciso me disfarçar de Dodó Boca-da-Noite, o corcunda.


 

Rosa/Minnie Mouse

 

Rosa é uma das filhas de Euricão Arábe, ela é uma menina religiosa, meiga, que ama e obedece o seu pai, porém tem uma personalidade dentro dela diferente dessa que ela mostra às pessoas.
Como inspiração, eu escolhi a personagem da disney Minnie Mouse, que é meiga e tem um jeito delicado de ser, o que eu vou utilizar dela é um gesto bem comum dela quando ela fala, que é a viradinha nos pés que será um sinal bem característico na hora de ser delicada e aparentar ser meiga.

 

 

Angélica / Mônica

 

A personagem que irei usar para inspiração da minha personagem é Mônica, da turma da Mônica, ela possui um gênio forte, não tem paciência para os apelidos que recebe das outras crianças por causa de sua aparência física e costuma responder a tais ações com sua força bruta, e aplica essas correções com suas próprias mãos, essa cena será interpretada no segundo ato, quando Angélica discute com sua irmã Rosa e as duas começam a se estapear, e sempre que elas se encontram a cena se repete; outra característica de Mônica é que apesar de ser muito geniosa, por vezes demonstra um comportamento mais dócil e feminino, esta será representada quando Caroba está chorando e Angélica chega para tentar lhe ajudar; e por último, Mônica frequentemente se apaixona pelos meninos mais bonitos do bairro, na peça, a minha personagem é apaixonada por Eudoro, que apesar de ser mais velho é bonito e rico, por isso a mesma sente uma paixão platônica pelo mesmo.

Margarida / Olívia Palito


Margarida é a filha de Euricão e namora escondido com Dodó, pois seu pai só a deixa casar com um homem rico. Porém, quem também se interessa por ela é o pai de Dodó, Eudoro. O que vai causar a maior confusão na história.
O personagem que resolvi me espelhar foi Olívia Palito, devido ao seu físico invejável, já que Margarida também é uma garota muito magra. Utilizarei o seu modo de falar, porém fazendo as adaptações necessárias (como por exemplo, trocar Popeye por Papai), e também alguns de seus gestos

Eudoro Vicente / Larry Lagosta

 

Eudoro Vicente é um fazendeiro rico, que fica viúvo e decide pedir Margarida que é filha de Eurico em casamento, para isso conta com a ajuda de Caroba. Eudoro é um homem com uns 50 anos, mas que se acha com tudo em cima. Se veste de modo elegante para contrastar com a pobreza dos outros.
O personagem no qual vou me espelhar é o Larry Lagosta do desenho Bob Esponja, pois Eudoro tem a mesma mania que Larry tem de ficar olhando os músculos. Eudoro segue essa linha, pois quer parecer mais novo, afinal ele quer se casar com uma mulher mais nova, que é Margarida.

Pinhão / Woody

 

Pinhão, o meu personagem, é um vaqueiro que trabalha para seu Eudoro, ele é uma pessoa ciumenta, quer ter o amor das pessoas, mas sua personalidade é oscilante, passa a maioria do tempo tentando acalmar as pessoas, mas quando se estressa é ao extremo. 
Levando em consideração a personalidade e a profissão de Pinhão, resolvi me inspirar em Xerife Woody de Toy Story. Woody é muito parecido com Pinhão, meu personagem, ele é um cowboy e Pinhão um vaqueiro. Woody passa a maioria do tempo tentando acalmar as pessoas, apesar de que em algumas situações, ele se estressa, é ciumento, quer que todos o amem, tem medo de ser trocado, assim como Pinhão. 
Então, resolvi pegar alguns gestos de Woody, para utilizar como pinhão, vou imitar o jeito de woody andar, o jeito de pegar no cinto e no chapéu, o jeito de acalmar as pessoas.

Caroba / Pica-Pau

 

Caroba é a empregada da casa de Euricão e a personagem que desenvolve toda a rede de intrigas que envolvem os casamentos. Com o famoso “jeitinho brasileiro”, ela vai enrolando os outros personagens para beneficiar o seu casamento com Pinhão e para ajudar Dona Margarida a se casar com Dodó. O personagem que escolhi foi Pica-Pau, pois ele é audacioso, politicamente incorreto e irreverente, na verdade tudo o que o Pica Pau quer é se dar bem. Essas características se encaixam perfeitamente com a personagem que irei interpretar, logo utilizarei seu o jeito espevitado, elétrico e sua risada em alguns momentos. Assim vou deixando a personagem cada vez mais engraçada e extrovertida.

Elisabeth (mulher de Euricão) / Noiva Cadáver

 

A personagem em quem estou me inspirando é a Noiva Cadáver do filme de animação A Noiva Cadáver do Tim "genial e obscuro" Burton. Já que interpreto uma esposa morta, nada melhor que esse personagem para servir de referencial. A Noiva Cadáver, na maior parte do filme tem expressões melancólicas porque, a final de contas, ela está morta e também porque ela tem saudade de sua vida, das sensações e prazeres que essa trazia a ela, além disso, em algumas cenas ela mostra expressões de extrema raiva. Essas três características, pretendo aproveitar ao máximo na construção do meu personagem já que eu, como morta, voltarei para atormentar a vida de meu marido avarento (causa da minha morte) e lógico que me lembrarei da convivência com minhas adoráveis filhas. Minha expressão favorita dessa personagem é quando ela levanta apenas uma sobrancelha, abre bem os olhos e contrai o rosto...totalmente aproveitável nas situações de raiva. Outro ponto que pretendo explorar é o tom de sarcasmo em algumas falas dela. Assim vou construindo o personagem da melhor forma possível

Euricão / Seu Sirigueijo

 

Euricão Arábe é pai de Angélica, Rosa e Margarida. É um homem extremamente avarento e devoto de Santo Antônio, a quem ele confia sua proteção. Euricão acredita que ladrões querem pegar todo seu dinheiro, que ele guarda em uma porca. Essa passa a ser mais valorizada após a morte de sua mulher. No início, temos a apresentação da avareza dele, o apego do mesmo para com essa porca, seu receio de perdê-la. 
Para compor esse personagem, escolhi o personagem Seu Sirigueijo, do desenho “Bob Esponja”, pois, assim como Euricão, ele só se preocupa com seu dinheiro e sua(s) filha(s). Ele possui um restaurante chamado Siri Cascudo, nele Sirigueijo tenta de qualquer forma obter mais dinheiro – Assim como Euricão que tenta obter dinheiro com um casamento - . Vou utilizar um gesto muito comum dele que é cheirar o próprio dinheiro como uma forma de obter prazer nas situações.

Santo Antônio / Rei Julian

 

Santo Antônio é uma pessoa meio esnobe e que tem nojo das pessoas, então o personagem de desenho que eu escolhi foi o rei Julian de OS pinguins de madagascar, um lemore esnobe e que se acha superior ao outros, e o que eu pretendo me inspirar nele é o modo como ele gesticula com as mãos e a sua fobia de que alguém toque em seus pés. 
 

Josefa / Princesa Caroço

 

O personagem que escolhi como inspiração foi a Princesa Caroço, de Hora de Aventura. Ela é rude, metida, convencida e entra de penetra em festas. Os elementos que decidi usar para compor meu personagem são o modo de falar da Princesa, que tem a voz um tanto masculina e adora falar "Oi miga!" e "tanto faz", e os traços de sua personalidade, que citei acima.
Minha personagem é Josefa. Ela é empregada de Eudoro e entra em cena no segundo ato, na hora do jantar. Logo, se intromete na conversa entre Eudoro e Euricão e acaba cobrando seus direitos ao seu patrão.

A Vizinha / Mandy

 

O personagem de desenho que eu escolhi foi a Mandy, das Três Espiãs Demais. Ela é a rival das três garotas principais do desenho e está sempre querendo parecer superior e descobrir a verdade por trás das meninas, principalmente descobrir algum podre da Clover. Usarei esses traço da personalidades dela para compor meu personagem: a vizinha. Ela terá uma relação um pouco conflituosa com Euricão e sua família, sempre demostrando um traço de superioridade, além da característica de fuxiquiera.
No primeiro ato a vizinha entra sem ser chamada na casa de Euricão, assim que ele cita seu nome e fica por lá de entrometida. Depois se mete no meio da conversa para depreciar o próprio Eurição, maximizando seu defeito e se retira da cena.

bottom of page