top of page

CENÁRIO - Emanuelle Campbell

Imagens: Visão Frontal e Planta Baixa do cenário de O santo e a porca.

   O único cenário da peça remete a casa de Eurico Arábe, dando uma visão da sala onde se passará a história. Para compor o espaço será usado um banco de madeira coberto por uma manta, uma cadeira de balanço, já que a todo momento são mostradas as condições de Eurico por conta de sua idade,  a estátua de Santo Antônio que ficará sobre um cubo de madeira, simbolizando um altar. Para complementar, uma estante onde nela se encontrará porta-retratos antigos do dono da casa com sua falecida esposa, além de detalhes simples que ajudem ao público a enxergar a personalidade avarenta de Eurico, principalmente nos objetos de sua casa que são bem antigos.

   A cor marrom e a variação de tons pastéis é predominante no cenário remetendo ao expectador uma visão mais sertaneja. 

 

 

 

Espaço cênico: É caracterizado pelo auditório do IFRN – Câmpus Natal-Central, onde o público consegue assistir á todo o espetáculo através da “parede invisível”, sem interrupções de fatores naturais.

Espaço dramático: Sala da casa de Eurico Arábe, um ambiente com tom rústico e simples, se adequando às condições financeiras da família.

 

 

 

 O cenário é muito mais do que decoração e ornamentação, a cenografia é técnica de organizar todo o espaço onde as ações dramáticas são encenadas e fazer com que o público possa compreender o espaço dramático. A cenografia é parte importante do espetáculo, pois ela ambienta e ilustra o espaço/tempo materializando o imaginário e aproximando o público da representação. O objetivo é fazer com o tenha uma visão harmoniosa, descansada e ao mesmo tempo crível de que todo aquele ambiente do interior nordestino seja real.

Materiais usados do Núcleo de Artes

   Utilizaremos a estante, o altar de Santo Antônio, o banco de madeira e um telefone antigo. 

Material usado para composição de cenário
Espaço cênico e Espaço dramático
Sensação do público

MAQUETE DO CENÁRIO

COMPOSIÇÃO DO CENÁRIO

Todos os elementos em cena tem por intenção passar a sensação de que o púbico está realmente na sala de estar da casa de Eurico Arábe. Aqui você pode saber um pouco mais sobre cada um desses objetos encontrarás no espetáculo.

 

 

 Cadeira de balanço

Muita usada por idosos, ela é mais do uma simples cadeira ou poltrona fixa, proporcionando mais conforto e relaxamento ao dono, que no nosso caso é Eurico Arábe. 

Banco de madeira

Cumprindo o papel de um sofá, ele será coberto por um manta beje que dá um toque mais caseiro ao móvel.

Altar com a estátua de

Santo Antônio

Por muitas vezes é perceptível a fé e devoção da família Arábe pelo santo, sendo que muitas vezes os personagens conversam com a estátua.

Estante

Compondo o ambiente, na pequena estante encontra-se objetos que remete ao espectador a imagem de uma família mais humilde, que preserva objetos antigos por viver em meio mais rural e também por causa de sua situação financeira. Exemplos de objetos que podemos encontrar nela: telefone, rádio e porta-retratos antigos do senhor Eurico e de sua falecida esposa; caixa de óculos e caixinha de costura usadas por Benona; pequenos bonecos de madeira (dando um ar mais rústico) e a porca de barro, que ganha destaque por ser o objeto preferido de Euricão.

Feito de barbantes, ele é posto logo ao final da escada do palco. Entre, limpe os pés e venha curtir conosco a nossa bagunça. Sinta-se em casa! 

Tapete

bottom of page