top of page

ROTEIRO DE ESTUDOS PARA COMPOSIÇÃO DE PERSONAGENS

ATRIZ: BRUNA DE SOUZA MELO

PERSONAGEM: CONSCIÊNCIA DE EURICÃO

 

Aspectos gerais

 

1. Que idade ele tem?

Em torno de 65 anos.

 

2. De que maneira ele caminha?

Caminha com as pernas um pouco abertas, características de idosos sedentários, além de devagar e com a coluna curvada, tal qual Euricão.

 

3. Como ele senta?

A consciência não se senta em nenhuma cena do espetáculo.

 

4. Como é sua voz?

A voz é levemente grave, forte e penetrante, pois tem o objetivo de preencher a mente de Euricão.

 

5. Quais tiques ele possui (estalos de dedos, piscar continuamente)?

Constantemente puxa a gola da camisa, pois vive suando frio devido ao nervosismo, e esfrega as mãos.

 

6. Qual o TOC (transtorno obsessivo compulsivo) ele possui?

Compulsão por guardar dinheiro, poupar as coisas, economizar. Ela está constantemente incentivando Euricão a ter uma atitude avarenta e atormentando-o quando há possibilidade dele perder dinheiro.

 

7. É portador de deficiência física ou mental? De que tipo?

Não possui nenhuma deficiência física ou mental específica, apesar de ter dificuldades locomotivas decorrentes da avançada faixa etária, semelhante a Euricão.

 

8. Com quem esse personagem se parece do seu cotidiano? Por quê? (não citar nomes, falar da função social, ex. como um professor, com minha vizinha).

A Consciência de Euricão se comporta como um amigo meu quando está nervoso, principalmente na entonação da voz e na mania de puxar a gola da camisa.

 

9. Como o personagem fala?

A consciência de Euricão fala constantemente em tom de alerta e desespero, com um leve sotaque nordestino.

 

10. Como ele se veste?

Utiliza calça, camisa social marrom, sapato e suspensório, assim como Euricão.

 

11. Qual o tipo de música que esse personagem escuta?

Escuta músicas mais populares; forro tradicional; forró arrasta-pé, semelhante a Euricão.

 

12. Que lugares ele frequenta para trabalhar e para se divertir?

A Consciência atormenta Euricão em sua mente, e esta atitude é às vezes um fardo, pois Euricão demonstra incapacidade em seguir as orientações que ela dá, e às vezes um entretenimento, pois a Consciência, em alguns momentos, se diverte ao acusar Euricão.

 

13. Em que lugar ele vive no contexto da história?

A Consciência de Euricão, no contexto da história, vive no imaginário de Euricão. Como o lugar onde ele tem seus delírios é a sala de sua casa, portanto, sua ação ocorre lá.

 

14. A que classe social ele pertence?

Pode-se dizer que a Consciência de Euricão pertence à classe média, assim como ele, pois o mesmo acumula dinheiro e herdou algumas coisas de seu avô.

 

15. Pertence a alguma religião? Qual?

Sim, segue o catolicismo, fato observado pela sua devoção a Santo Antônio.

 

16. Qual a sua profissão?

Não trabalha, pois existe apenas no imaginário de Euricão.

 

17. Que nível de escolaridade possui?

O mesmo nível de Euricão, ensino fundamental incompleto.

 

18. Como é formada a sua família e que posição assume na mesma?

A Consciência de Euricão não tem família, pois é apenas um reflexo dos sentimentos e pensamentos dele, e o fato de sua interação acontecer apenas com ele e com o fantasma de sua mulher morta não possibilita que ela assuma uma posição clara com relação a quaisquer outros personagens.

 

19. Como ele chegou ao meio no qual acontece o espetáculo?

A Consciência de Euricão chega quando Euricão percebe pela primeira vez que poderia vir a perder a posse de sua amada Porca. Ela demonstra preocupação e tenta alertar Euricão desse risco, pois é muito avarenta.

 

20. Está interessado ou aborrecido ao executar os deveres de seu ofício (trabalho)?

Aborrecida, pois Euricão muitas vezes demonstra ser incapaz de fazer o que sua Consciência orienta, e isso a deixa impaciente e nervosa.

 

21. É cooperativo ou individualista em suas relações com os demais personagens?

É individualista, pois suas ações são sempre baseadas em seu favorecimento, e consequentemente, no de Euricão. O fantasma da mulher de Euricão sempre compara os dois, alegando que são exatamente iguais, e Euricão, por sua avareza, é individualista.

 

22. É rebelde ou obediente em relação às autoridades?

A Consciência demonstra rebeldia. Considerando que ela representa as ideias de Euricão, mas quem toma as atitudes e decisões é ele, o fato de a Consciência sempre tentar orientá-lo e fazer prevalecer sua opinião faz dela um personagem rebelde em relação à autoridade.

 

23. Seu personagem desperta antipatia ou simpatia nas pessoas?

Desperta antipatia, pois suas atitudes de indivíduo avarento são vistas com maus olhos por aqueles que estão ao seu redor, por sempre está focado em assuntos relacionados ao dinheiro.

 

24. Como é seu relacionamento com a pessoa amada?

A Consciência de Euricão não tem pessoa amada. Euricão ama sua esposa, que morreu de fome, mas sua consciência é puramente racional, se preocupa apenas com seus bens materiais, e não possui nenhum envolvimento romântico com qualquer personagem do espetáculo.

 

25. Como se relaciona com as pessoas em geral?

A Consciência, por ter sua ação centrada na mente de Euricão, não interage com os demais personagens, a não ser com o próprio Euricão e o fantasma da mulher dele. Ela é rude e indiferente para com os dois.

 

Aspectos psicológicos

 

1. Como é seu temperamento?

Está sempre aborrecida e se queixando, mostrando sempre preocupação e exaltação com quem interage com ela.

 

2. Quais são seus objetivos de vida?

Orientar Euricão para proteger a porca onde ele guarda seu dinheiro e arrecadar mais dinheiro para ela.

 

3. Quais são suas normas morais?

A Consciência é a representação das normais morais de Euricão, e estas se baseiam no prevalecimento do dinheiro, mesmo que seja necessária a realização de atos antiéticos.

 

4. Como reage diante de obstáculos?

Constantemente resmunga sobre seus infortúnios e descarrega a raiva e frustração no fantasma da esposa de Euricão e nele próprio, como uma maneira de alertá-lo e orientá-lo para proteger seus bens, em especial a Porca.

 

Situação dramática

 

1. Qual o objetivo principal do personagem?

Conseguir proteger a porca de Euricão de todos os contratempos, assim como juntar o maior valor possível nela a fim de que possa garantir a Euricão (e a si própria) uma velhice pacífica.

 

2. Quais os obstáculos encontrados?

A entrada a todo momento de pessoas na casa de Euricão, o que aumenta a insegurança de sua porca e a possibilidade de roubo da mesma. O fantasma da mulher de Euricão também é um grande obstáculo, pois ela tenta atormentar Euricão e isso o tira de seu foco, que é proteger a Porca.

 

3. Qual o conflito central?

O conflito central é enfrentar a incapacidade de Euricão de solucionar os problemas que ameaçam sua Porca e as insistentes tentativas de vingança do fantasma da esposa de Euricão.

 

4. Quais suas principais ações?

Ela alerta Euricão para que ele se mantenha vigilante, revela os pensamentos de Euricão quando ele conversa com Eudoro, e se lamenta quando Euricão fica sem a Porca.

bottom of page